Projeto Vida

Dependência química é uma das questões de mais difícil resolução dada a sua causa multifatorial e os problemas por ela causados. Se de um lado existe a droga, do outro há a busca da efetivação de vários direitos fundamentais social e individual como a educação (melhoria de sistema de ensino, acesso à escola, evasão escolar), saúde, justiça e inclusão social (fortalecimento do papel familiar, diminuição da pobreza, inserção em atividades esportivas e culturais).
O Programa do Instituto Aweto em parceria com a Roça Itaússu e Casa de Saúde, ONGS que co-existem na mesma cidade, possuem mais de 10 ações, dando um suporte à cerca de 700 pessoas ao mês e fundados em três eixos de atuação:
1) PREVENIR: ações que buscam orientar,capacitar e fortalecer fatores de proteção, a fim de evitar o ingresso ao consumo e/ou reduzir os danos aos que já sofrem com a consequência do uso;
2) CUIDAR: ações que oferecem tratamento adequado e especializado a dependentes químicos e codependentes, assim como suporte social aos mesmos e familiares;
3) INSERIR: ações que visam constituir, em sintonia com o processo de recuperação e tratamento do dependente, a construção de novos projetos de vida por meio de sua requalificação profissional e recolocação no mercado de trabalho.



Projeto Vida- Palestras Ações Preventivas
Projeto Vida- Equipe de Elaboração
Em parceria com a Secretaria de Educação da cidade de Mauá e do estado de São Paulo uma séria de campanhas sobre o tema vem sendo desenvolvidas entre os alunos da Rede Pública e Privada.
São ações que envolvem desde cursos de apoio curricular, passando por palestras preventivas em todas as áreas da saúde, meio ambiente e social, focando sempre seu caráter preventivo quanto a dependência química.



Projeto Vida- Distribuição de marmitex e alimentos
É notório que o maior bem e direito do ser humano é o acesso à alimentação. O poder comer, se alimentar infelizmente é um direito negado à uma parcela da população brasileira. Não por acaso estamos no mapa da fome mundial.
Com o dever e seguindo sua essência de aliviar esta dor social, a Associação Aweto em parceria com a Roça Itaussu, com seus sacerdotes e participantes de fé, desenvolvem um intenso trabalho de distribuição de alimentos aos necessitados. Sendo o Candomblé uma religião baseada no "comer", a Roça Itaussu faz sua parte social com este Instituto.