Nossa História....
O ano era de 2002. Artistas ligados à Associação dos Artistas de Guarulhos e a Federação Guarulhense de Teatro Amador, ambas presididas pelo poeta, músico e diretor teatral Zezinho França se associaram à um grupo de empresários e advogados locais. Nascia a Sociedade Guarulhense de Cultura Artística.
Não demorou para que as atividades começassem; Não poderia ser diferente da vocação da cidade de Guarulhos, os Saraus Literários eram temáticos e aconteciam no Espaço Cultura na Rua Otávio Farghieri. Era um desfile com o revezamento de dezenas de artistas no palco.Passavam pelo evento desde artistas circences até cantadores de repente, passando pelas artes plásticas,teatro, poesia e músicas regionalistas diversas.
%2022_27_05_a47ce197.jpg)
%2022_27_05_78ac62d9.jpg)
O projeto " O Poeta vai à Escola " levava os escritores e suas artes aos alunos escolares onde desenvolviam oficinas literárias que acabaram posteriormente, sendo incorporadas à grade curricular municipal.
Entre 2002 e 2012 o projeto se dedicou com afinco na produção de espetáculos de música, dança e teatro, incentivando e dando oportunidades para artistas locais e regionais apresentarem-se para grandes públicos.
Neste período e em parceria com o grupo literário Letraviva, dedicou-se a fomentar a produção literária apoiando e produzindo mais de 100 obras literárias.
As Artes plásticas eram as meninas dos olhos da Cultura Artística. Obras de grandes artistas guarulhenses foram parar em áreas como saguões de bancos, aeroportos, espaços públicos, faculdades e escolas. A cidade de Guarulhos se transformou em uma grande galeria de arte.
O Grafite e a Arte de Rua não ficaram fora do projeto. Vários muros e espaços foram dedicados a esta forma de arte que naturalmente se integraram com grupos de danças de rua e Hip-Hop.
Hoje a Cultura Artística ganhou outros contornos e propostas.
Agora sediada no município de Mauá, na Grande São Paulo, passou a se chamar Associação Aweto de Desenvolvimento Social e a abrigar o Instituto Aweto de Ciências, Filosofias e Artes.
Renasce com o objetivo principal da construção de uma cultura de paz através do fortalecimento de uma parcela da comunidade à margem de uma sociedade igualitária e justa.
Nossa missão é ampliar os projetos nas áreas social, educacional, cultural, saúde e sustentabilidade; Bem como romper as barreiras geográficas da cidade onde foi gerada.
Ainda com suas raízes sociais inabaladas queremos continuar construindo uma cultura de paz e inclusão social.
%2022_27_06_c62aacdc.jpg)
SOMOS INSTITUTO AWETO

Dr.h.c Solange da Silva
Presidente do Instituto Aweto